segunda-feira, 22 de outubro de 2012

                          CHOW CHOW
Como já diz o ditado “o cachorro é o melhor amigo do homem”, pois sempre está por perto com seu rabinho abanando nos olhando e pedindo um pouco de atenção. São de diversas cores e raças e trazem alegria ao ambiente em que estamos.
Uma das raças mais curiosas que existem é o Chow Chow. Vamos conhecê-la um pouco melhor.
A raça Chow Chow é de origem mongol e é uma das mais antigas criadas pelo homem sem sofrer modificações. Na Mongólia ele era usado nas caças, batalhas e como cão de guarda. Foi levado para China logo depois que a Mongólia sofreu com a invasão dos chineses. Por isso, muitas pessoas acreditam que o Chow Chow é chinês.
Seu nome significa “cão leão empolgado” e tem uma língua roxo-azulada. Havia uma lenda sobre a cor da boca do Chow Chow que dizia: “a escuridão da boca é a proteção contra espíritos do mal”.
Existem outras lendas para a língua roxo-azulada, uma delas é que quando Deus pintou o céu de azul na criação do mundo, algumas gotas caíram no chão. Como o Chow Chow tem mania de lamber tudo o que vê pela frente, lambeu as gotas que coloriram sua língua para sempre. Outra lenda diz que os Chow Chow e outros animais eram criados por um monge muito bondoso que um dia ficou doente. Os animais foram buscar lenha e havia algumas árvores queimadas na floresta que os cachorros pegavam com a boca para levar até a casa do monge e que macacos preparavam sua comida. O monge comeu e ficou bom, já a boca dos Chow Chow ficaram com a cor da madeira queimada.
Esse cão se identifica com uma pessoa da casa e nem sempre é a pessoa que trata dele. Isso não quer dizer que ele não goste das outras pessoas, mas sim que ele reconhece um como seu “dono principal”.
Esses cães não latem a toda hora; se latirem é porque tem algum motivo para isso. Mesmo criados em companhia com outros cães que latam, o Chow Chow não muda seu temperamento. Gostam de caçar animais pequenos e médios com os quais não tenha contato.
O Chow Chow é um ótimo cão de guarda e tem muita força em seu maxilar. Por isso se algum estranho tentar invadir seu território, não terá uma surpresa muito boa.
Seu pelo é reto, um pouco duro e em excesso. Por isso é bom escová-lo semanalmente, os olhos são pequenos e amendoados, quase somem entre seus pelos. As orelhas são curtas e bem separadas e suas patas também são curtas e pequenas. O rabo é bem peludo, jogado para cima e levemente enrolado.
São designadas cinco cores padrão para a raça: vermelho, preto, canela (ou fulvo), azul e creme (ou branco). O dourado é dito como diferencial. O vermelho pode ser mais forte (cor de mogno) ou claro (um dourado claro). O creme é a coloração mais rara nessa raça. O focinho dos que tem a cor azul é meio prateado e isso ajuda a diferenciar da coloração preta. Nos de coloração creme (ou branca) algumas vezes acontece de o focinho “desbotar” sua cor, ficando num tom mais rosado.
Não deixe de vaciná-lo. Socialize o Chow Chow ainda filhote para que ele saiba lidar melhor com as pessoas a sua volta. Preste atenção nas doenças de pele dele. Seque bem o pelo do cão depois do banho, para que sejam evitadas as doenças de pele.
A alimentação de um Chow Chow deve ser uma boa ração. Filhotes devem ser alimentados de 4 a 5 vezes por dia até os seis meses. Depois, pode-se diminuir a quantia gradativamente até que chegue a duas refeições por dia (de manhã e ao anoitecer).
Se você tiver dúvidas em como criar, como alimentá-lo ou quer ter um Chow Chow, peça auxílio a um veterinário ou a pessoas confiáveis e especializadas nesta raça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário